Engenheiro da computação
Exercício E12
O Henry Ford da Oftalmologia
1. Compare essa abordagem de cirurgia de olho com a abordagem tradicional.
Uma forma de comparar os dois processos é utilizar o conceito das quatro dimensões que diferenciam as operações, isto é, o conceito dos 4 V’s, volume, variedade, variação e visibilidade. A figura abaixo compara os dois processos utilizando estas dimensões, posicionando cada um dos processos dentro das quatro dimensões:
Baixo
Cirurgia convencional de olho
Volume Variedade Variação Visibilidade
Alto Baixo
Método Fyodorov
Alto Alto Alto
Baixo Baixo
Volume – O método Fyodorov é dedicado a um único tipo de procedimento cirúrgico voltado a alto volume. A cirurgia conventional de olho está mais voltada a um volume menor de cada tipo de cirurgia de olho, parcialmente porque há uma grande variedade procedimentos cirúrgicos. Variedade – como visto anteriormente, a cirurgia convencional de olho pode lidar com um largo espectro de necessidades, Fyodorov se especializou em um tipo.
ADM 250 – Administração da Produção I e II – prof. Clovis E Hegedus – 03/2004 o henry ford da oftalmologia.doc
Documento 06-2004 ADM 250 – Adm Produção 10/03/2004 1
Variação – alguns tipos de cirurgia de olho são executadas como emergências, lesões oculares traumáticas por exemplo. Elas não podem ser previstas antecipadamente e perturbam e atrapalham o planejamento e produzem alguma variação na demanda. O método Fyodorov, de forma diferente, é utilizado em situações não emergenciais as quais podem ser tratadas como entradas de um processo que se tem controle na demanda do processo. Visibilidade – ambos os processos tem alta visibilidade porque os pacientes fazem parte do processo, eles são os recursos que serão transformados. Entretanto, o diagnóstico extra e a possibilidade de uma cirurgia em múltiplos estágios requerida na cirurgia convencional do olho pode ser vista como