Engenheiro Civil
Elementos de Concreto Armado
1 – Introdução
2 – Procedimentos preliminares a execução das concretagens
3 – Preparação do concreto
4 – Recebimento do concreto usinado
5 – Transporte do concreto
6 – Lançamento do concreto
7 – Adensamento do concreto
8 – Cura do concreto
9 – Prazos para desfôrma
10 – Correção de falhas no concreto
Glossário
Normas Técnicas
Bibliografia
1 – Introdução
A concretagem é a fase final de um processo de elaboração de elementos de infraestrutura e superestrutura, e em geral a mais importante. A concretagem somente pode ser liberada para execução depois de verificado se as fôrmas estão consolidadas e limpas, se as armaduras estão corretamente dispostas e se as instalações embutidas estão devidamente posicionadas.
Nessa etapa, de lançamento, adensamento e cura do concreto é extremamente importante a presença do engenheiro na obra. No mínimo, é necessária a presença de um técnico, ou ainda, de um mestre-de-obra de inteira confiança e com larga experiência em execução de concretagem. Os erros cometidos nessa etapa geralmente acarretam grandes prejuízos futuros. A necessidade de correção das patologias ocorridas nas estruturas provocadas por falta de cuidados na fase de concretagem implicará em perda da reputação e de dinheiro para o profissional e construtora responsáveis.
2 – Procedimentos preliminares a execução das concretagens
2.1 – Liberação da concretagem
Para a liberação de uma concretagem é necessário estar atento para os pontos a seguir:
a) Verificar se as estruturas concretadas anteriormente já se encontram consolidadas e escoradas o suficiente para esse novo carregamento;
b) dependendo do tipo de concreto (usinado ou feito no canteiro), verificar as condições de acesso dos equipamentos (caminhão-betoneira, carrinhos e jericas, bombas etc.)
c) garantir a existência de fontes de água e de tomadas de energia para ligação dos adensadores, réguas e iluminação, se for o caso;
d) estudar e promover