Engenheiro Civil
A história da ciência pode oferecer ricas contribuições ao ensino da ciência, pois possibilita conhecer sobre a vida dos físicos, sobre a física e fazer ciência, trazendo como complementos os aspectos humanos, sociais e culturais as características técnicas do conhecimento, resgatando a evolução de conceitos, portanto está fundamentado na necessidade do ser humano de compreender as múltiplas determinações existentes na natureza. Neste contexto, a Física é de fundamental importância uma vez que é a ciência que estuda os fenômenos naturais.
A importância do ensino experimental é relevante para a compreensão, comprovamento e aprimoramento de conhecimentos técnicos previamente adquiridos, assim como a aquisição de novos conhecimentos e técnicas experimentais.
As teorias experimentais devem comprovar a importância de expor de forma cuidadosa as leis da física.
De acordo com grandes pensadores bem como Newton que explica, quando um corpo se move livremente em um plano inclinado, sem atrito, a componente (Pn) do peso se cancela com a força normal, portanto a força resultante é responsável por sua aceleração é a componente tangencia de seu peso, ou melhor, o cientista Galileu Galilei (1564-1642) uns dos mais ilustres dos pensadores ícone da ciência moderna, que realizou vários experimentos e um deles estudado neste trabalho sobre o comportamento de pêndulos e movimento em um plano inclinado.
2 OBJETIVO
O presente trabalho visa relatar uma experiência prática no ensino de Física. Tem como objetivo auxiliar seus executores no processo de apropriação dos conceitos de identificar o plano inclinado, os efeitos das forças resistentes FR e da foca motora FT (força de tesão). Todos os resultados elucidam para um ponto especifico que é a dependência da foca motora FM em função do ângulo de inclinação e da massa envolvida juntamente a aceleração gravitacional no local.
Outro ponto estudado é a experiência do movimento de