Engenheiro Calculista
Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil
TB 0786-Introdução à Engenharia – Semestre I-2015
Trabalho 01
Engenharia Estrutural
12-03-2015
Engenharia Estrutural
- O que faz?
É o ramo da engenharia que lida com a análise e projeto de estruturas utilizando o cálculo estrutural dedicado ao projeto de estruturas, buscando permitir que a estrutura atenda a sua função de forma plena, como por exemplo edifícios, barragens, pontes, túneis e outras estruturas.
O engenheiro estrutural define e calcula as cargas ou forças que atuam sobre a estrutura, calcula os esforços e as deformações, dimensiona as peças estruturais, cria o esquema estrutural, e finalmente detalha o projeto para que possa ser executado, sempre almejando o melhor uso dos materiais disponíveis e o menor custo possível na construção e manutenção da estrutura. O engenheiro estrutural também é o encarregado da fiscalização de tais estruturas.
As forças atuantes sobre as estruturas podem ser permanentes, tais como como seu próprio peso e dos objetos que vai sustentar, e variáveis, como o vento e outros eventos climáticos. Há eventos imprevisíveis, como acidentes e abalos sísmicos que também devem ser considerados. Com base nessas forças, o engenheiro estrutural define a melhor opção para cada caso através de análise estrutural.
O cálculo dos esforços é feito através da análise estrutural, a qual atualmente é realizada com o auxílio de programas especializados. A análise pode ser estática, considerando cargas constantes no tempo, ou dinâmica, levando em conta as variações das cargas e os modos de vibração da estrutura.
Com a automatização desta etapa do projeto, tradicionalmente a mais demorada, o engenheiro projetista moderno pode dedicar mais atenção aos pontos mais problemáticos do projeto, além de alterar o esquema estrutural e propor diferentes condições de carga, em busca de um melhor projeto final. Uma área importante de pesquisa neste campo é a