Engenheira civil
Memorial Descritivo do Gabião Macro-drenagem AV. NS-01
1. Conceito: 1.a- Lançamento 1 – AV. NS-01 entre AV. LO-09 e Ponte
Dissipadores tipo gabião
A idéia da solução proposta é dar a destinação final às águas pluviais descarregadas pela galeria de tubular dupla de 1,50m, gerando o menor impacto erosivo possível. Desta forma o conceito da estrutura é de espraiarmos o fluxo aumentando a largura de seção, reduzindo a velocidade média do fluxo. Além disso, as estruturas em gabiões por serem permeáveis permitirão também a infiltração de parte do fluxo. Como o desnível do local é muito pequeno e a cota do fundo da rede está a cerca de 1,50m do nível do terreno natural, não se podem prever degraus de forma a dissipar a energia. Para tanto se previu uma pequena bacia de dissipação, que terá a intenção de acumular um pouco do fluxo e dissipar sua energia.
- Enroncamento com Pedra marroada
Esta estrutura também com função de dissipador de energia, será aplicada com de 10,00 metros de comprimento, a jusante dos gabiões, conforme projeto. O enroncamento de pedra marroada, terá a seguinte volume: enroncamento (m³) = largura (22,00 m) x comprimento (3,00 m) x espessura (0,15 m)
1.b- Lançamento 2 – AV. NS-01 entre AV. LO-05 e Ponte
Dissipadores de concreto monolítico com dentes de concreto
O processo executivo para implantação do dissipador deenergia é similar ao utilizado para os demais dispositivos de concreto de cimento, podendo-se adotar formas de madeira convencionais ou formas. Em função da posição relativa dos dissipadores em relação ao ponto de suprimento o concreto deverá ser lançado na fôrma preferencialmente por bombeamento. Caso venha a ser utilizada calha em forma de “bica” deverão ser adotadas rotinas de controle de modo a reduzir a segregação dos materiais componentes do concreto, não sendo permitido o basculamento diretamente na fôrma.