Engenharia
Aula-tema: Desenho técnico como forma de comunicação. Aspectos gerais do desenho técnico.
Esta atividade é importante para que você possa distinguir entre desenho técnico e desenho artístico; reconhecer a necessidade de aprender desenho como forma de comunicação; escolher adequadamente o formato e orientação da folha de papel; dobrar corretamente os desenhos e identificar um desenho através da legenda; utilizar a escrita e os tipos de linhas adequadas para cada tipo de aresta do desenho.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em:
.
Passo 1 (Aluno)
Leia o capítulo um do livro texto da disciplina e discuta os principais tópicos com seu grupo.
Passo 2 (Equipe)
Responda às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.
a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.
O desenho artístico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou não transmite quantificação das dimensões ou ênfase em detalhes .
O desenho técnico é um tipo de representação gráfica utilizado por profissionais de uma mesma área, como, por exemplo, na mecânica, na marcenaria, na
Eletricidade. O desenho técnico, ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas. Assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem a normas técnicas, ou seja, são normalizados. Cada área ocupacional tem seu próprio desenho técnico, de acordo com normas específicas. Observe alguns exemplos.
Nesses desenhos, as representações foram feitas por meio de traços, símbolos, números e indicações escritas, de acordo com normas técnicas. No Brasil, a entidade responsável pelas normas técnicas é a ABNT - Associação Brasileira de Normas