Engenharia
Medidas de Desempenho:
Independente de onde o trabalho é realizado, serviços ou manufatura, é necessário medir o desempenho da empresa para conhecer sua atual situação (“onde estamos?”), bem como comparar sua ‘posição’ no mercado perante os concorrentes diretos (“onde deveríamos estar”?).
Os indicadores de desempenho possuem várias formas e tamanhos. Entretanto, é essencial que os Engenheiros de
Produção identifiquem quais são os indicadores mais críticos do sistema / empresa, ou seja, aqueles que podem fornecer informações relevantes para que a tomada de decisão seja a mais acertada possível. Neste caso, para que toda a sua potencialidade seja utilizada, é necessário que esses indicadores sejam avaliados em relação “a determinados parâmetros”.
Tradicionalmente, estas comparações têm sido feitas dentro da empresa, observando-se tendências em um período de tempo.
Conforme mencionado anteriormente, as lições aprendidas em manufatura também podem ser aplicadas no ambiente de serviços. Nestes, entretanto, a análise da interação do cliente com o processo, que deve ser realizada sempre que possível, é freqüentemente denominada mapeamento de serviços.
Gestão pela Qualidade:
Na década de 80, a indústria ocidental passou por movimentos intensos no sentido de alterar substancialmente os conceitos de qualidade e de sua gestão, como forma de enfrentar a concorrência oriental nos mercados. A competição passou a exigir desempenhos superiores em outros critérios além da eficiência de custos (medida pela produtividade). Na gestão da qualidade, o questionamento conduziu a constatações simples: “as ações de qualidade eficazes somente seriam possíveis com a participação cada vez maior da força de trabalho, encarregada da produção”. Ela teria agora que controlar e mesmo planejar grandes parcelas de seu trabalho. Ao contrário de dividir o trabalho e as responsabilidades, a tarefa agora era agregar.
Conceitos importantes
Indicadores de Desempenho
-