Engenharia
João, o operador de uma retificadora cilíndrica, percebeu uma certa alteração no desempenho de sua máquina. Após fazer as verificações que conhecia e não descobrindo a causa do problema, solicitou
que
o
departamento
de
manutenção
vistoriasse a máquina, pois a qualidade das peças fabricadas estava ficando comprometida.
O mecânico de manutenção analisou a máquina e explicou a
João que tanto a válvula reguladora de fluxo quanto a bomba hidráulica estavam com defeito, e que deveriam ser substituídas.
Como o mecânico de manutenção soube detectar os defeitos? É o que será mostrado nesta aula.
Conceito de pressão
A Física nos ensina que pressão é força distribuída por unidade de área, ou seja:
P=
F
A
No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de força é o newton (N) e a unidade de área é o metro quadrado (m2).
Então, no SI a unidade de pressão é o N/m2, que recebe o nome de pascal (Pa).
Porém, na literatura industrial, ainda são utilizadas outras unidades de pressão, tais como: atmosfera (atm), torricelli (torr),
64
quilograma-força por centímetro quadrado (kgf/cm2), milímetro de mercúrio (mm Hg), bar, libra-força por polegada quadrada (lbf/pol2) também chamada de psi (pound per square inch) etc.
A fórmula de pressão nos informa que a pressão é inversamente proporcional à área, isto é, quanto menor a área de atuação da força, maior será a pressão.
Por exemplo, considere um paralelepípedo de alumínio de peso
24N (o peso também é uma força) com as seguintes medidas: face A = 0,24m2; face B = 0,12m2 e face C = 0,08m2.
Se o paralelepípedo estiver apoiado pela face A, ele exercerá uma pressão de 100 Pa; se estiver apoiado pela face B, a pressão será de 200 Pa, e se ele estiver apoiado pela face C, o valor da pressão será de 300 Pa. Faça as contas e confira.
A pressão hidráulica, na faixa industrial, situa-se ao redor dos 140 bar, que equivale a