Engenharia
A - pequenas peças triangulares pregadas nos ângulos internos das formas destinadas a evitar as quinas vivas dos pilares, vigas etc.
B - peças que ligam os painéis das formas dos pilares, colunas e vigas, destinadas a reforçar essas formas para que resistam aos esforços que nelas atuam na ocasião do lançamento do concreto.
C - peças destinadas a reforçar as gravatas dos pilares.
D - peças inclinadas, trabalhando à compressão, empregadas frequentemente para impedir o deslocamento dos painéis laterais das formas de vigas, escadas, blocos de fundações etc. E - pequenas peças feitas de sarrafos de 2,5 x 10 cm, com cerca de 15 a 20 cm de comprimento, geralmente empregadas como suporte e reforço de pregação das peças de escoramento. F - idênticas aos chapuzes, destinadas à ligação e à emenda das peças de escoramento. G - Têm a finalidade de forçar o contato íntimo entre os escoramentos e as formas para que não haja deslocamento durante o lançamento do concreto e facilitar depois a retirada desses elementos. H - Peças de madeira sobre os quais apoiam os pontaletes e pés-direitos, por intermédio das cunhas.
a.
A - escoras; B - montantes; C - gravatas; D - cantoneira; E - talas; F - calços; G - cunhas; H - chapuzes.
b.
A - escoras; B - montantes; C - gravatas; D - cantoneira; E - calços; F - talas; G - cunhas; H - chapuzes.
c.
A - escoras; B -