Engenharia
Nome:________________________________________________________________________
Prof.: Bárbara Oliveira Data: 31/07/2014 GRUPO DE 6 PESSOAS PONTUAÇÃO: 40 PTS
Exercício I:
Uma empresa de mineração exporta 4.800.000 t/ano de minério através de seu porto. Ela possui um contrato com uma empresa internacional de navegação que transporta o minério do porto até seus clientes. O porto possui um único píer para embarque dos navios, ou seja, somente um navio pode ser carregado por vez. A capacidade dos navios varia da seguinte forma: 10% são de 50.000 t, 60% são de 75.000 t e 30% de 100.000 t. Chegando ao porto, os navios encontrando o píer vago (o porto só possui 1 píer), atracam. Ao atracarem desde que haja minério no estoque, começam a ser carregados a uma taxa de 1200 t/h (considerar que o minério é carregado a cada 100 toneladas). Caso o estoque de minério termine antes do navio ser completamente carregado, o navio aguardará no píer a chegada de minério, ou seja, ele só deixa o píer quando estiver completamente carregado.
O minério chega ao porto via ferrovia, sendo que cada trem é composto de 50 vagões com capacidade de 100 t cada um. Os trens, chegando ao porto, têm seus vagões descarregados um a um, por um único virador de vagões.
O contrato entre a mineradora e a empresa de navegação prevê multas e prêmios com relação ao tempo de carga dos navios como relatado a seguir: o tempo total de carga de cada navio é calculado dividindo-se sua capacidade pela taxa real de embarque (1200t/h) mais uma margem de 5h para cobrir eventuais problemas do sistema de embarque. Caso o navio seja carregado antes deste prazo, a empresa de navegação paga um prêmio para a mineradora, caso contrário a mineradora paga uma multa para a empresa de navegação. As taxas de prêmios e multas são iguais e variam com a capacidade do navio da seguinte forma: para navios de 50.000t a taxa é de US$