Engenharia
As aulas de laboratório envolvem o projeto e a montagem de circuitos eletrônicos, visando a complementação do conteúdo teórico da disciplina Circuitos e Dispositivos Eletrônicos. O estudo teve ênfase nos dispositivos NPN, já que sua utilização em circuitos eletrônicos é mais comum do que os PNP. O estudo dos transistores PNP é análogo ao NPN.
2. Objetivos
O objetivo é proporcionar ao aluno conhecimentos sobre circuitos e componentes eletrônicos através de projetos e montagens práticas em laboratório. O projeto, a análise e a montagem de circuitos eletrônicos envolvendo dispositivos eletrônicos são focalizados para aplicações analógicas.
A prática tem como objetivo fornecer ao aluno uma noção básica sobre projetos de polarização de transistores bipolares, bem como possibilitar a análise das configurações de amplificadores transistorizados de baixo sinal.
3. Práticas
3.1. Prática 1 – Identificação de transistores
Uma vez que um transistor bipolar é constituído por duas junções PN, é possível verificar o seu tipo (NPN ou PNP), bem como a sua integridade física, com o auxílio de um multímetro. Isto é feito mediante um teste de condutividade das junções. Para a realização deste teste em um multímetro digital, o seletor do instrumento deve ser colocado na posição para teste de semicondutores, indentificada pelo símbolo do diodo. Para se proceder a identificação das junções de um transistor NPN, escolhe-se um dos três terminais do dispositivo, o qual será inicialmente admitido como a base. Neste terminal, é colocado o terminal positivo do instrumento (identificado por VΩ), sendo o terminal negativo (identificado por COM) usado para testar individualmente os outros dois terminais. Se for detectada a condução da junção em ambos os casos, a suposição inicial estará correta, caso