Engenharia
As aplicações mais conhecidas da física nuclear são a geração de energia nuclear e tecnologia de armas nucleares. Os benefícios da energia nuclear, infelizmente, é pouco divulgada. A cada dia, novas técnicas nucleares são desenvolvidas nos diversos campos da atividade humana, possibilitando a execução de tarefas impossíveis de serem realizadas pelos meios convencionais. Mas, as áreas mais beneficiadas pelos estudos da física nuclear, estão nos campos da medicina, da indústria, particularmente a farmacêutica, e a agricultura.
Os radioisótopos, devido à propriedade de emitirem radiações, têm vários usos. As radiações podem até atravessar a matéria ou serem absorvidas por ela, o que possibilita múltiplas aplicações. Mesmo em quantidades cuja massa não pode ser determinada pelos métodos químicos, a radiação por eles emitida pode ser detectada. Pela absorção da energia das radiações. em forma de calor, células ou pequenos organismos podem ser destruídos. Essa propriedade, que normalmente é altamente inconveniente para os seres vivos, pode ser usada em seu benefício, quando empregada para destruir células ou micro-organismos nocivos. A propriedade de penetração das radiações possibilita identificar a presença de um radioisótopo em determinado local.
As radiações emitidas por radioisótopos podem atravessar a matéria e, dependendo da energia que possuam, são detectadas onde estiverem, através de aparelhos apropriados, denominados detectores de radiação. Dessa forma, o deslocamento de um radioisótopo pode ser acompanhado e seu percurso ser traçado num mapa do local. Por esse motivo, recebe o nome de traçador radioativo.
APLICAÇÃO NA MEDICINA
A Medicina Nuclear é a área da medicina onde são utilizados os radioisótopos, tanto em diagnósticos como em terapias. Radioisótopos administrados a pacientes passam a emitir suas radiações do lugar onde têm preferência em ficar. Um exemplo prático bem conhecido é o uso do iodo-131, que emite