Engenharia
Na química á separação de misturas é muito importante, pois para determos resultados mais corretos em pesquisas e experiências é necessário que as substâncias químicas utilizadas sejam as mais puras possíveis. Para isto utilizam-se vários métodos de separação, que vão desde as mais simples como catação até as mais complexas como destilação fracionada. Exemplos práticos onde a separação de misturas é aplicada é o tratamento de esgoto, tratamento de água (ETA). Para facilitar o processo de separação de uma mistura, deve-se observar primeiro à própria mistura. Ela pode ser de dois tipos: homogênea e heterogênea. Homogênea significa que as misturas têm um aspecto comum, dando a impressão de que não é uma mistura. Heterogênea é o contrário no qual nota-se claramente que se trata de duas ou mais substâncias, exemplo da água misturada com areia.
2. Mistura Homogênea
As misturas homogêneas são todas as misturas que constituem um sistema homogêneo. Toda solução é por definição uma mistura homogênea. Assim como soluções de água e sal de cozinha, solução de água e açúcar, etc. são misturas homogêneas. Os sistemas homogêneos podem ser substâncias puras ou misturas homogenias. Os sistemas homogêneos podem ser substâncias puras de misturas homogêneas. É possível distinguir superfícies de separação entre os componentes, mesmo utilizando os mais poderosos instrumentos de aumento. Não há, por exemplo, como detectar superfície de separação entre água e açúcar na respectiva solução, portanto apresenta uma só fase. Dentro da mistura homogênea existem seus processos de separação que são: Evaporação; destilação simples e fracionada; solidificação fracionada; fusão fracionada; solidificação fracionada; fusão fracionada; sublimação e liquefação.
2.1 Evaporação
Processo de recuperação do sólido em que o líquido evapora. Pode se acelerar aquecendo a mistura. A evaporação é uma técnica barata, usada para se obter o componente sólido que está dissolvido