Engenharia
SOLUÇÃO TAMPÃO
Luana Ferreira de Carvalho 13.1.1090
Turma 03
Prof: Kelly Alessandra da Silva Rocha
UFOP
2013
Solução Tampão
Definição:
Solução tampão é um mistura usada para evitar a variação de pH ou pOH do meio quando neste for adicionado ácidos fortes ou bases fracas. Geralmente, é uma solução que contém um ácido fraco com sua base conjugada, ou uma base fraca com seu ácido.
Quais são os fatores que devem ser considerados no preparo de uma solução tampão?
Em uma solução tampão deve haver um ácido com a sua base conjugada, ou uma base com seu ácido conjugado. Além disso, devem apresentar concentrações aproximadamente iguais.
Exemplos de solução tampão:
Ácido acético (H3CCOOH(aq)) e acetato de sódio (H3CCOONa(s)):
O ácido acético, por ser fraco, ioniza-se muito pouco, e a adição de um sal acetato à solução fará com que a ionização do ácido acético seja ainda menor. Isso devido ao efeito do íon comum, que deslocará o equilíbrio de dissociação do ácido no sentido de sua formação, e não da ionização.
De maneira idêntica, o acetato de sódio reage pouco com água e a adição do ácido acético faz com que o acetato reaja ainda menos, devido ao deslocamento da reação de hidrólise no sentido de formação do acetato, reprimindo a hidrólise.
Ao adicionar uma pequena quantidade de ácido forte à essa solução, haverá um aumento na concentração do íon hidrônio H3O+1, e partindo do pressuposto de que o ácido acético é fraco, concluímos que o ânion acetato possui grande afinidade pelo próton (H+). Desse modo, eles reagem e mais ácido acético é formado:
Dessa maneira, o pH do meio praticamente não sofre alteração. Entretanto, há um limite na quantidade de ácido forte a ser adicionado. Pois a alta adição do ácido faz com que o ânion acetato seja consumido e consequentemente cesse o efeito tampão.
Ao adicionar uma pequena quantidade de base forte à solução, haverá aumento na concentração de íons