Engenharia
Curso: ENGENHARIAS
Disciplina: QUÍMICA TECNOLÓGICA
Professora: CRISTIANE TUMANG FRARE | |
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA Nº 04
DESTILAÇÃO FRACIONADA
1. OBJETIVOS
Separar e/ou purificar os componentes de uma mistura de líquidos e sólidos, utilizando as técnicas de destilação simples e fracionada, comparando-se as duas metodologias.
2. CONCEITUAÇÃO TEÓRICA
A destilação é o método mais importante e comum para a separação ou purificação de líquidos, sendo muito aplicada na indústria química em geral, principalmente, na petrolífera e na de bebidas. Nas refinarias de petróleo obtêm-se os seus diversos derivados (óleo, lubrificante, querosene, gasolina etc.), através da destilação fracionada. De modo geral, o princípio básico da destilação consiste na separação de dois líquidos ou na separação de líquido e sólido de pontos de ebulição diferentes, ou seja, aquele que possuir o ponto de ebulição mais baixo (mais volátil) evapora primeiro. O seu vapor é conduzido até a certa altura, acima da mistura, e então, é resfriado em um sistema de condensação, transformando-o novamente em líquido (fenômeno de condensação). O composto de maior ponto de ebulição (menos volátil) permanece no frasco, onde a mistura líquida esta sendo aquecida. Este processo se dá continuamente, até a completa separação dos componentes da mistura original. São conhecidos, em geral, quatro tipos principais de destilação: simples, fracionada, à pressão reduzida e a por arraste de vapor.
[pic]
Fig. 1. Esquema da aparelhagem utilizada na técnica de destilação simples A destilação simples é um dos métodos mais triviais para a separação de líquidos. Utiliza-se para separar um líquido de suas impurezas não-voláteis que, porventura estejam presentes na mistura, ou, para separar líquidos de pontos de ebulição muito afastados ou, ainda, separar líquidos de sólidos. [pic] Fig. 2. Esquema da aparelhagem para