engenharia
Essa experiência tem como objetivo analisar a densidade de várias substâncias líquidas e assim, aprimorarmos nosso conceito sobre densidade como uma propriedade física.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A densidade, razão entre a massa de um objeto e seu volume, é uma propriedade física útil para identificar as substâncias. A densidade de uma substância relaciona sua massa e seu volume. Se duas das três grandezas (massa, volume e densidade) forem conhecidas para uma amostra de matéria, a terceira pode ser calculada.
Por exemplo: a massa de um objeto é o produto de sua densidade por seu volume. A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Realizamos uma experiência em um laboratório de química utilizando vários materiais e substâncias.
3.1 Materiais
Proveta de 1000 ml
Bastão de vidro
Glucose de milho
Óleo
Álcool etílico
Água
Hexano
Corantes (azul, verde, vermelho e amarelo).
3.2 Métodos
Os métodos utilizados nessa experiência foi pesagem em balança analítica e aplicação da regra básica da densidade (D=M/V).
Primeiramente pesamos a proveta vazia, obtendo o primeiro resultado, depois colocamos as substâncias dentro da proveta e pesamos novamente encontrando assim o peso final. O valor da massa do objeto surgiu com a subtração dos dois resultados, e em seguida utilizamos a regra básica D=M/V para encontrar o valor da densidade.
Logo após, foi adicionado 80 ml de glucose de milho (fornecido pela professora) em uma proveta que foi determinada como ponto inicial.
Realizamos várias pesagens como esta demonstrado na tabela a seguir.
Após realizamos as medições introduzimos corante diferente em cada substância utilizada na experiência conforme abaixo:
- Corante azul: Água
-Corante verde: Álcool
-Corante vermelho: Óleo
- Corante amarelo: Hexano