Engenharia
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL
ROGER MOURA GUALDA ENGENHARIA CIVIL MATRÍCULA 1220854-5 FORTALEZA-CE, 31 DE AGOSTO DE 2012
1) Analise e descreva 3 problemas críticos da cidade de Fortaleza:
1- Trânsito Caótico
Todos os anos são jogados nas ruas de Fortaleza milhares de carros novos e os antigos também continuam rodando. Com a aumento da renda real dos brasileiros, muitos compraram os carros velhos, que vão parar nas ruas. Qual a consequência disso? Engarrafamentos cada vez mais constantes e de maiores proporções, tornando o fluxo lento e prejudicando milhares de pessoas.
2-Estrutura Viária Precária
Sendo um morador de Fortaleza, posso afirmar que praticamente todas as ruas da capital têm buracos. Asfalto de péssima qualidade utilizado na construção da malha viária não deixam dúvidas de que o "recapeamento" feito de 4 em 4 anos (coincidentemente mesma época do período eleitoral) tenta mascarar um problema recorrente e frequente.
3- Alagamentos das Vias
Um outro grande problema de Fortaleza é que provavelmente a estrutura de drenagem foi subdimensionada tornando qualquer chuva capaz de alagar a cidade e, muitas vezes, inviabilizar o fluxo de veículos e pessoas.
2) Discorra como um engenheiro poderia ajudar a solucionar os 3 problemas atuando como: 2.a) Autônomo: Como autônomo um engenheiro pode participar de licitações para ajudar a solucionar tais problemas. É claro que este irá precisar arrumar parceiros ou contratar outras empresas para ajudá-lo a fazer o serviço. 2.b) Empregado: Como empregado o engenheiro fica um tanto submisso às decisões da empresa em que trabalha. Ao menos que a empresa se envolva diretamente na resolução de algum dos problemas citados, o engenheiro empregado não terá muitas chances de trabalhar nelas. No entanto sempre é possível ter iniciativa e tentar conversar com superiores para mostrar a viabilidade econômica e profissional da empresa participar do processo. 2.c)