Engenharia
ENGENHARIA DE SOFTWARE
São Paulo 2008
CONTEÚDO: Introdução à engenharia de software. Histórico dos sistemas de informação e das empresas de desenvolvimento de sistemas Gerência de projetos – Métricas Administração de projetos Engenharia de software e análise de requisitos Ciclos de vida de software Qualidade de software Análise orientada a fluxo de dados e projeto de interface do usuário Engenharia de software auxiliada por computador – CASE Tópicos complementares
1. Introdução à Engenharia de Software
A palavra Engenharia de Software é composta por duas partes: Engenharia + Software. Vamos entender o significado de cada uma. O que é Engenharia? R: é a arte e ciência de resolver problemas. Ex: se precisamos atravessar um rio, podemos “engenheirar” uma solução: construir um barco, ou construir uma ponte, ou até mesmo usar um helicóptero... O que é software? R: Existem várias definições possíveis para software. STAIR (1998) fornecia uma visão mais simplificada ao afirmar que “software são programas e instruções dadas a um computador e ao usuário do computador”. Numa visão mais popular, Software, parte lógica ou programa de computador é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Fonte: www.pt.wikipedia.org/wiki/Software Essa visão foi evoluindo e O’BRIEN (2004) afirmava que “software são os programas e procedimentos de computação voltados à operação de um sistema de informação”. Já software de sistemas seriam programas que controlam e apóiam operações de um sistema de computador.
“O software de sistemas inclui uma diversidade de programas, como sistemas operacionais, sistemas de gerenciamento de bancos de dados, programas de controle de comunicações, programas de serviços e utilidades e tradutores de linguagem de programação” (ibid).
Engenharia de Software Engloba o desenvolvimento de software por