engenharia x meio ambiente
Relação Engenharia x Meio Ambiente
Durante anos, o único pensamento existente no mundo era do desenvolvimento a qualquer custo. Construções, indústrias, fábricas feitas sem nenhum estudo prévio a respeito dos seus respectivos impactos ambientais eram comuns anos atrás. Isso acontecia porque não se sabia ou não se dava a devida importância ao meio ambiente. A engenharia, responsável por essas mudanças ao meio ambiente, nada mais é que uma arma utilizada pelo ser humano para adequar o meio ambiente ao modo que o mesmo deseja. Porém, com o decorrer dos anos foi-se tendo a consciência que a transformação do meio ambiente deve ser feita de um modo bastante pensada e estudada, uma vez que decisões mal tomadas podem acarretar em grandes desastres. Atualmente a inter-relação engenharia e meio ambiente é muito forte, já que a engenharia tenta conciliar seus projetos de modo que prejudique o menos possível o meio ambiente.
A engenharia tanto pode provocar mudanças trágicas ao meio ambiente, como também tentar corrigir alguma falha que o meio ambiente possua no momento. A obra de transposição do rio São Francisco é um exemplo de engenharia aplicada modificando o meio ambiente em pró de uma parte da população sem que haja grande ônus ao meio ambiente.
Atualmente, um dos principais aspectos buscados em obra é o ideal do desenvolvimento sustentável. Muitas empresas buscam atualmente reduzir o desperdício, realizam o reaproveitamento de matérias e de água, aproveitam a energia solar, constroem compartimentos com um melhor aspecto térmico, a fim de evitar uso do ar-condicionado.
A engenharia também busca soluções para problemas antigos relacionados à mudanças sem estudo do meio ambiente. Atualmente há pesquisas que tentam reduzir a quantidade de CO² e de Ozônio na atmosfera através de equipamentos que conseguiriam captá-los e transformá-los em outras substâncias.
Outra inter-relação a ser destacada facilmente da engenharia e do meio ambiente é a construção