Engenharia e o desenvolvimento sustentável
1065 palavras
5 páginas
O desenvolvimento é denominado sustentável quando procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer os recursos vitais das gerações futuras, possibilitando níveis satisfatórios de desenvolvimento econômico e social, e de realização humana e cultural, fazendo, simultaneamente, um uso razoável dos recursos da Terra e preservando as espécies e os habitats naturais. Tal desenvolvimento é uma filosofia econômica recente que reconhece o direito que os humanos têm de viver e melhorar seu padrão de vida e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente. Essa filosofia tenta reformular nossa economia para alcançar sustentabilidade. Por exemplo, basear as fontes de energia em fluidos fósseis não é algo sustentável. Eventualmente, as fontes serão exauridas, ou a poluição resultante do uso desses fluidos tornará o planeta inabitável. Desenvolvimento sustentável requer o uso de fontes renováveis de energia, como o sol, ventos, fluidos derivados de biomassa, ou fontes “infinitas” de energia, como fissão ou fusão nuclearConservação de recursos, reciclagem e tecnologias não poluentes são, também, essenciais ao desenvolvimento sustentável.
O campo do desenvolvimento sustentável pode ser dividido em três componentes: a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade sociopolítica e a sustentabilidade econômica.
A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para todos os seres vivos, levando em consideração a habitabilidade, a beleza do ambiente e sua função como fontes de energia renováveis. Procura-se melhorar e garantir a sustentabilidade ambiental através de quatro objetivos principais: Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais; Reduzir significativamente a perda da biodiversidade; Reduzir para a metade a