Engenharia e sustentabilidade
R: É a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. Ultimamente este conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das gerações futuras. Ou seja a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
2 – O que é uma construção sustentável?
R: É um conceito que denomina um conjunto de práticas adotadas antes, durante e após os trabalhos de construção com o intuito de obter uma edificação que não agrida o meio ambiente, com melhor conforto térmico sem a necessidade, ou com necessidade reduzida de consumo de energia que melhore a qualidade de vida dos seus moradores ou usuários, além de utilizar materiais e técnicas que garantam uma eficiência energética.
3 – Exemplos e benefícios de uma construção sustentável.
R: The Beddingtom Zero Energy Developmente (BedZED), Reino Unido, o projeto de Bill Dunster e Jimena Ugarte implanta-se no bairro de Sutton, sul de Londres. Essa ecovila, inaugurada em 2002, reúne 82 unidades habitacionais, escritórios, clube desportivo, campo de futebol e centro de saúde e alimentação. As construções de três pavimentos, erguidas com materiais e mão-de-obra locais, madeiras certificada pelo FSC e aço reciclado, foram desenhadas para não emitir qualquer percentual de dióxido de carbono. Os sistemas elétrico e de calefação das residências exploram fontes renováveis de energia. Todas as unidades tem um terraço voltado para o Sul, otimizando o aproveitamento da luz do sol. As coberturas verdes dos edifícios estão associadas a extensas superfícies de painéis fotovoltaicos que, além de sombrear as construções, geram energia capaz de abastecer 40 automóveis elétricos, reduzindo mais ainda o uso de combustíveis fósseis. Além de armazenar e utilizar água da chuva para a descarga de