Engenharia e ciência de materiais, metalúrgica
Resumo
Este trabalho apresenta a ciência dos materiais, bem como ela atua na engenharia metalúrgica. Em uma visão mais tradicional este tipo de engenharia lida com o desenvolvimento, produção e utilização de metais e ligas, envolvendo desde a sua extração dos minérios, o seu refino e sua conformação, até a obtenção de produtos com estrutura e propriedades ajustadas às diferentes aplicações. Hoje, esse escopo foi ampliado para atender à demanda crescente de novos materiais: cerâmicos, poliméricos, conjugados e opto-eletrônicos.
Palavras chave: Engenharia e ciência de materiais. Metalúrgica.
1. Introdução
A ENGENHARIA de MATERIAIS e METALÚRGICA se desenvolveu conforme civilizações descobriam e aplicavam metais (e outros produtos provenientes da natureza) em suas invenções. A influência do uso de metais pelo homem ao longo da história é tão importante que arqueólogos definem os períodos geológicos a partir deles: Idade da Pedra, do Cobre, Bronze e Ferro. A exploração dos metais proporcionou o surgimento de novas invenções, ferramentas e acessórios, especialmente quando o homem começou a forjá-los, mantendo suas propriedades físicas e resistência. Após a Revolução Industrial no século XVIII, as manufaturas passaram a ser elaboradas em novos equipamentos. As inovações permitiam a criação de produtos industrializados em larga escala, utilizando cada vez mais importantes materiais extraídos da natureza.
Para trabalhar com os materiais na indústria e explorar todas as suas propriedades, os profissionais da área devem estudar todos os procedimentos necessários – desde a extração na natureza, passando pelo refino, até a obtenção do produto final com as propriedades desejadas.
2. Desenvolvimento:
No final do século XIX a engenharia metalúrgica foi constituída, ao lado da engenharia mecânica e da engenharia química, como uma das três engenharias industriais que se baseavam em forças e energias termo-mecânicas, em