Engenharia e Bem Estar social
UNICARIOCA
Engenharia e Bem Estar da Sociedade
Brenda Lemos Cardoso
Trabalho apresentado como pré-requisito de parte da 2ª. Avaliação do Curso de Engenharia de Produção na disciplina “Fundamentos da Engenharia” tendo como professor: Leonardo Ricchezza
Rio de Janeiro
2013
Para contribuir socialmente na sua profissão, o Engenheiro precisa entender que não são poucos os desafios que ele precisa enfrentar, pois os problemas sociais no Brasil são enormes.
Ele precisa ter Responsabilidade Social e fazer as decisões na Engenharia consistentes com a segurança, saúde e bem-estar do público, e rejeitar de imediato e tornar conhecidos fatores que possam colocar o meio-ambiente e o público em risco;
Para isso a responsabilidade social engloba outros tipos de responsabilidades tais como: Filântrópica, ética, legal e econômica.
Responsabilidade filantrópica para que o engenheiro contribua com recursos para a comunidade, visando a melhoria da qualidade de vida. As ações têm que ser tomadas em resposta às expectativas sociais.
Ele deve ir além das suas obrigações em relação ao capital humano, ao meio ambiente e à comunidade por perceber que o bem-estar dele reflete no seu bem-estar.
Responsabilidade ética, com a finalidade de que as decisões tomadas sejam resultados de análise e reflexão ética, considerando-se os efeitos das ações, honrando o direito dos outros, cumprindo deveres e evitando prejudicar o outro.
Responsabilidade legal, a fim de que os negócios obedeçam às Leis, para se ter acesso a produtos que tenham padrões de segurança e obedeçam a regulamentações ambientais estabelecidas pelo governo.
E a menos importante, mas que não pode ser deixada de lado, a Responsabilidade econômica, pois os negócios têm uma responsabilidade de natureza econômica e primeiramente, tem a responsabilidade de produzir bens e serviços que a sociedade deseja e vendê-los com lucro.