ENGENHARIA UCSAL
2.1 Objetivo
A Pesquisa Origem e Destino tem por objetivo o levantamento do volume e das características atuais dos deslocamentos realizados pela população em suas atividades diárias, em uma aglomeração urbana. Esse levantamento procura estabelecer relações quantitativas entre as viagens realizadas e diversas outras variáveis, como características sócio-econômicas, aspectos físicos e urbanos da ocupação, de forma a estabelecer projeções futuras para os desejos de deslocamentos da população.
2.2 Conceitos Básicos
A área de estudo em uma Pesquisa Origem e Destino corresponde à área geográfica considerada de interesse para o desenvolvimento de plano ou projeto de transporte.
A área de. realização da pesquisa é uma área menor ou igual à área de estudo, estando sempre contida nela. A linha imaginária que a delimita é chamada de "Linha de Contorno". (Fig.1)
TIPOS DE VIAGENS
1 Internas - são aquelas em que os dois extremos situam-se no interior da área de pesquisa.
2 Externas - são aquelas em que só um dos extremos situa-se dentro da área de pesquisa.
3 Através - são aquelas que possuem os dois extremos fora da área de pesquisa, porém a atravessam, influindo portanto, na circulação.
O levantamento dos dados ocorre na área de pesquisa, porque os grandes fluxos de tráfego estão aí contidos. Ele é realizado através de amostras representativas porque, seria caro e demorado levantar dados para todo o universo.
A área a ser pesquisada deve ser subdividida em zonas de tráfego, que formam a unidade-base de análise dos deslocamentos da população. Essas zonas são obtidas dividindo-se a área de pesquisa em unidades menores segundo critérios que consideram o sistema de transporte e características homogêneas no uso e ocupação do solo.
Dois são os instrumentos básicos da Pesquisa O/D: Pesquisa Domiciliar e a Pesquisa na Linha de Contorno.
O levantamento dos dados sobre as viagens internas é feito através da Pesquisa Domiciliar,