engenharia software
1- Os softwares são mais que programas executados pelo usuário final em termo de custo, já que outras atividades e pessoas são necessárias para que se chegue ao produto. O software não é apenas o programa, mas também todos os dados de documentação e configuração associados, necessários para que o programa opere corretamente.
2- Desenvolvimento de Software sob encomenda são os sistemas encomendados por um determinado cliente. Ele é desenvolvido especialmente para aquele cliente por uma empresa de software.
O produto genérico de software são sistemas do tipo stand-alone, eles são vendidos no mercado para qualquer tipo de cliente comprá-los.
Vale ressaltar uma diferença importante entre esses tipos de software é que, em produtos genéricos, a organização que desenvolve o software controla sua especificação. Jápara produtos encomendados, a especificação é normalmente desenvolvida e controlada pela organização que compra o software.
3- Os quatro principais atributos são: Eficiência, Confiabilidade, Manutenibilidade, Usabilidade.
Os que poderiam ser significativos são: Portabilidade, Facilidade de integração a outros sistemas, Aderência às necessidades de negócio, Redução do tempo de entrega.
4- Um processo de software é o que define quais atividades devem ser realizadas dentro de uma produção de sistemas, define também as pessoas envolvidas e os objetos a serem gerados. Já o modelo de processo de software define a sequência com que as atividades são executadas e quais as pessoas estão envolvidas e quais os objetos são gerados por cada atividade.
5- Já que esses produtos genéricos de software estão previstos para serem usados em uma faixa de diferentes configurações, eles devem ser testados intensamente, isso explica porque são relativamente altos.
6- Edição: NetBeans, Microsoft Word, JBuilder, Eclipse
Suporte a programação: Compiladores – JDK, Banco de Dados – Oracle, MySQL, Postgres
Depuração: Sistemas interativos de depuração
Teste: JUnit,