Engenharia social
Saiba dos cuidados necessários para não cair nas armadilhas dos engenheiros sociais.
O termo engenharia social ficou mais conhecido em 1990, através do famoso hacker Kevin Mitnick. Mas afinal, qual o significado do termo? Engenharia social são as práticas utilizadas para se obter informações sigilosas ou importantes de empresas e sistemas, enganando e explorando a confiança das pessoas.
Na maioria das vezes, os golpistas se passam por funcionários da empresa alvo, ou mesmo autoridades interessadas em prestar ou comprar serviços. As pessoas que não estão preparadas para enfrentar ataques deste tipo são facilmente manipuladas e fornecem as informações pedidas.
Mas como se proteger de golpistas que utilizam esta técnica? A melhor maneira é sabendo como os engenheiros sociais agem e ficar sempre atento ao fornecer informações. A equipe do Baixaki preparou este artigo com algumas dicas para você ficar esperto e não cair em armadilhas.
Primeiros alvos ao telefone
Engenheiros sociais que utilizam o telefone para obter informações possuem como objetivo ou passar-se por algum funcionário e colega de trabalho, ou algum tipo de autoridade externa, como auditor por exemplo.
Os primeiros alvos são secretárias, recepcionistas e seguranças, pois esses funcionários estão sempre em contato (direto ou indireto) com as pessoas que detém cargos de poder dentro da empresa, os verdadeiros alvos. Assim, através de pessoas mais acessíveis e com cargos menores é possível obter informações sobre aquelas mais bem posicionadas na hierarquia.
Falar a mesma língua
Cada corporação possui sua própria linguagem e expressões que são usadas pelos funcionários. A engenharia social criminosa estuda tal linguagem para tirar o máximo proveito disso. O motivo é simples: se alguém fala com você utilizando uma linguagem que se reconheça é mais fácil sentir-se seguro e a baixar a guarda, falando o que o golpista quer ouvir.
Música de espera
Ataques