engenharia reversa
Ergonomia do Produto
Ergonomia dos Processos de Produção
Projeto e Organização do Trabalho
Higiene e Segurança do Trabalho
Biomecânica Ocupacional
introdução
"A Ergonomia é um conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao Homem e necessários para conceber os utensílios, as máquinas e os dispositivos que possam ser utilizados com o máximo conforto, segurança e eficácia" (WISNER);
"A Ergonomia é entendida como o domínio científico e tecnológico interdisciplinar que se ocupa da optimização das condições de trabalho visando de forma integrada, a saúde e o bem estar do trabalhador e o aumento da produtividade" (Departamento de Ergonomia da Faculdade de Motricidade Humana).
Avocação da Ergonomia evoluiu e ao longo das últimas cinco décadas tem sido objecto de reflexão e de debate.
Até aos anos 70, a intervenção ergonómica centrava-se sobre o trabalho penoso, o trabalho nocivo, características da maioria das situações industriais.
A partir da década de 70, com a evolução tecnológica e, consequentemente, das condições de trabalho, tem-se vindo a observar uma profunda alteração das exigências do trabalho.
Este período pode considerar-se marcado essencialmente por alguns tipos de pontos de evolução. Destaca-se um a seguir: evolução técnica;
A evolução técnica é caracterizada: pela maior eficiência das máquinas, pela miniaturização de certos produtos; por uma informatização cada vez mais difundida; por uma automatização.
Estes aspectos estão cada vez mais presentes em certos ramos da indústria, mas também, em muitos outros sectores de actividade.
Ergonomia do Produto
A ergonomia direcionada ao desenvolvimento de produto, tem como seus principais focos: no aprendizado, na eficiência, na segurança e no conforto. Talvez, principalmente no conforto. Objetivando atender as necessidades e desejos das pessoas como um todo. Outro enfoque é o desenvolvimento de metodologias para a procura de meios eficazes e objetivos