Engenharia química
Engenharia Química
DENSIDADE DE SOLOS
✓ RESUMO
Os experimentos realizados com cinco amostras diferentes de solo durante a última aula prática de química visavam definir a densidade, o potencial hidrogênionico do solo, a redução de massa da matéria em questão ao ser aquecida e a capacidade do solo absorver a água.
Abordar-se-á especificamente o experimento da densidade cujo resultado previsto não pode ser comprovado adequadamente devido a erros na escolha das vidrarias.
A idéia, de trabalhar com a densidade, surgiu baseada nas diferentes sensações de caminhar sobre o solo, interligadas à rigidez ou maciez por ele proporcionadas. Imaginou-se que a densidade teria relação com resistência apresentada pelo mesmo.
Para o cálculo de densidade viu-se necessário obter a massa e o volume dos respectivos solos: areia, argila, terra roxa, solo com magnetita e terra preta. Usou-se, portanto, cinco balões volumétricos (com capacidade de 25 mL), onde os solos seriam postos para obter os dados, massa e volume. Cada qual fora devidamente pesado com e sem seus respectivos conteúdos. Subtraiu-se, então, das massas dos balões contendo solo as massas dos balões vazios para a obtenção das massas de 25 mL de cada solo. Para encontrar o valor do volume adicionou-se água nos balões volumétricos, para que a mesma pudesse preencher o espaço existente entre os grãos de solo, sem, contudo, ultrapassar a marca delimitadora dos 25 mL.
Após a realização de tais procedimentos foi observado que o solo batido apresenta resistência à penetração de água, o que dificultou a medição do volume. Apesar dos erros pode-se constatar que as diferentes medidas de densidade têm relação com a resistência. A hipótese seria de que a areia teria a maior ou a menor densidade, pois apresenta maior relutância à caminhada, por exemplo, exigindo maior esforço. A hipótese foi confirmada com o resultado final.
✓ INTRODUÇÃO:
A densidade consiste na