Engenharia organizacional
Uma das grandes questões que as organizações enfrentam a todo momento é a adequação de sua estrutura funcional ás necessidades operacionais, administrativas e gerenciais. Organizações que não se atualizam ou funcionam de forma desregulada, com superposição ou indefinição de papéis e responsabilidades certamente desperdiçam recursos, são ineficientes, além de dificultar a responsabilização de seus agentes nos insucessos.
A obsolescência é uma ameaça sempre presente, principalmente neste mundo altamente conectado e com velocidades vertiginosas de trocas de informação. Esta situação traz a complexidade de identificar quais processos, práticas, regulamentações, tecnologias, ferramentas se ajustam à organização e em que momento devem ser aplicadas ou são exigidas.
Uma afirmação muito comum é a de que "sempre funcionou assim", para justificar a inação. Nenhuma organização, por mais antiga, poderosa ou reconhecida que seja, resiste a mudanças periódicas para atender ao contexto sobre o qual atua.
A Engenharia Organizacional é a ferramenta que permite aos executivos, que precisam redesenhar as estruturas funcionais das entidades que dirigem, realizar a tarefa de modernização organizacional.
Gestão Estratégica e Organizacional
Gestão Estratégica de uma Organização é a arte de alcançar resultados. Ao interpretar eventos que ocorrem no ambiente competitivo, o profissional exerce uma de suas principais funções: Gerar opções e recomendações para os tomadores de decisão.
A análise do ambiente concorrencial permite a empresa definir estratégias para se destacar da concorrência, enxergar alternativas além do óbvio e achar caminhos criativos e idéias inovadoras para gerar um diferencial competitivo.
Gestão de Projetos
Um projeto é um empreendimento único, com início e fim definidos, que utiliza recursos limitados e é conduzido por pessoas, visando atingir metas e objetivos pré-definidos estabelecidos dentro de parâmetros de prazo, custo e