Engenharia Organizacional
Este tema de pesquisa visa uma melhor compreensão dos processos de geração e transferência de tecnologia, particularmente abordando as relações universidade-empresa-governo, bem como o papel de cada um desses atores no desenvolvimento tecnológico nacional. Nesse contexto, questão relacionados á propriedade intelectual também aqui são abordadas.
GTI – Gestão da Tecnologia e Inovação “informação”.
A área de GTI dedica-se ao estudo da dinâmica competitiva e do comportamento dos agente com relação a tecnologia – entendida de maneira abrangente como o reconhecimento com fim pratico que propicia o desenvolvimento da inovação. Envolve o estudo das formas (arranjos, mecanismos e tipos de coordenação entra e enter-firmas) utilizadas pelas empresas para a aquisição de tecnologia, dos processos de inovação, dos sistemas administrativos implementados para a capacitação tecnológica e melhoria da produção e das operações empresariais e, ainda, dos impactos da tecnologia e da inovação no desenvolvimento dos agentes econômicos e da economia.
Gestão da Tecnologia da informação.
O tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. Ele avalia os sistemas de informação, segurança e banco de dados, implementa sistemas de automação no gerenciamento da informação e determina estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também diagnostica disfunções do sistema, soluciona problemas de rede e escolhe os projetos de informática que devem ser adotados na empresa.
Investimentos em TI (Tecnologia da informação).
Com o avanço da internet e das novas tecnologias, cresce a demanda por esse profissional. A fim de dinamizar o setor, o governo federal anunciou, em agosto de 2012, investimentos de quase 500 milhões de reais para a indústria de tecnologia e o mercado de software no Brasil. Esse