Engenharia na medicina
Muitos povos da antiguidade já usavam recursos médicos, como os mumificadores egípcios que abriam corpos e descobriam mais sobre a anatomia humana e como os gregos, pioneiros nos estudos de sintomas de doenças, que teve como mestre Hipócrates “ (Considerado ate hoje como o pai da medicina) segundo o site Sua pesquisa” e assim a medicina foi avançado ao longo do tempo, cirurgias sem anestesias eram feitas, médicos que amputavam membros de pacientes sem bons equipamentos e muitas vezes os processos e não eram adequados, levando o paciente a morte.
No século XXI a medicina, juntamente com a tecnologia criada por engenheiros, já é segura e verdadeiramente funcional. Hoje, com a ajuda de microscópios os cientistas podem analisar melhor bactérias e vírus que antigamente não podiam ver, criando curas e vacinas para combater doenças que matavam milhares de pessoas nos séculos passados. As cirurgias são extremamente seguras, com equipamentos que auxiliam os médicos e enfermeiros. Há maquinas que diagnosticam muitas doenças, como um problema de coração, alguma infecção dentro do corpo, entre outros. Mas também há aqueles equipamentos que ajudam na recuperação do paciente que foram diagnosticadas essas doenças.
A tecnologia está avançando de uma maneira tão rápida que já existem projetos de maquinas que irão fazer cirurgias sem precisar de um medico, e de robôs que irão auxiliar os enfermeiros nos hospitais e clinicas. Membros mecânicos estão sendo desenvolvidos para pessoas que tiveram os braços ou pernas amputados ou que nasceram sem essa parte do corpo, facilitando e melhorando . Uma área que não pode ser deixada de lado é a nanotecnologia, que está revolucionando a medicina, por exemplo, micro robôs são injetados na corrente sanguínea