Engenharia - máquinas agrícolas
10404 - Metodologias de projeto para máquinas agroecológicas: relatos de experiências ALBIERO, Daniel.1; MACIEL, Antonio José da Silva2; MELO, Rafaela Paula1; MELLO,
Claudia Assad2; MONTEIRO, Leonardo de Almeida 1
1 Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de
Engenharia Agrícola, Campus do Pici, Bloco 804, Fortaleza, Ceará, CEP: 60455-760, daniel.albiero@gmail.com 2 Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícolas, Cidade
Universitária Zeferino Vaz, Campinas, São Paulo, CEP: 13083-875, amaciel@feagri.unicamp.br Resumo: A pouca disponibilidade de máquinas agrícolas projetadas em acordo com as especificidades da agroecologia é um fato marcante atualmente. O objetivo deste trabalho é apresentar diversas metodologias de projeto de máquinas agrícolas e discutir o desenvolvimento de diversos conceitos de máquinas propostas a partir de tais metodologias, e indicar a metodologia mais adequada em função da filosofia participativa da agroecologia.
Palavras -Chave: Máquinas agrícolas, pesquisa participativa, projetos conceituais.
Contexto
Segundo Teixeira et al. (2007) a existência de poucas tecnologias apropriadas a sua reali dade e/ou a falta de acesso a essas tecnologias têm levado ao uso de práticas ecológica e tecnicamente incorretas com consequente empobrecimento dos solos agrícolas, redução da produtividade e descapitalização dos produtores. Uma das alternativas que se apresentam para reduzir o esforço e a mão de obra das operações agrícolas sob a forma agroecológica é a adequação da mecanização voltada para esse sistema produtivo.
Encontrar meios para tornar a pequena propriedade agroecológica economicamente viável é um enorme desafio de engenharia, e talvez um caminho para mitigar os problemas ambientais e sociais das sociedade brasileira atual. No entanto segundo Dal Soglio et al.
(2007) este setor