Engenharia Mecânica
A Engenharia Mecânica é fundamental em todos os segmentos que sejam compostos de equipamentos que sejam necessários acompanhamento e intervenção de um engenheiro. O primeiro passo para essa evolução, para nós hoje é bem simples, mas foi de suma importância para o direcionamento à constituição da Engenharia Mecânica.
A engenharia é o campo onde se aplica os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação e aperfeiçoamento de utilidades, tais como materiais, equipamentos, processos, projetos e análise, que realizem uma determinada função ou objetivo, aplicados quando necessários.
Cientistas como Galileu Galilei, René Descartes, Blaise Pascal, Isaac Newton e Charles coulomb forram essenciais para o desenvolvimento desta engenharia.
Mas foi somente no século XIX que a engenharia mecânica foi incorporada às demais engenharias (apesar de existir há milhares de anos).
A princípio, a Engenharia Mecânica só lidava com equipamentos e componentes mecânicos, mas hoje mudou-se esse cenário e o Engenheiro Mecânico tem a mais vasta variedade de campos de atuação.
A maior parte do que temos hoje, em relação à praticidade, comodidade, segurança e rapidez, temos um pouco (ou muito) desse ramo da engenharia.
A Engenharia Mecânica é muito abrangente quando se trata de campo de atuação, pode-se atuar desde o chão de fábrica, até em análises e consultorias. Alguns exemplos de onde o engenheiro pode atuar são:
Metalurgia, Automobilismo e Petroquímica: Onde o engenheiro pode trabalhar no controle de qualidade e produção, projetos, dimensionamento e análises de peças e equipamentos, liderança e gestão, armazenamento e transporte, segurança no trabalho, meio ambiente, equipamentos hidráulicos e de refrigeração, testes de resistência e desenvolvimento de protótipos.
Bancos: Os Engenheiros Mecânicos, por serem fortes na formação matemática e grande capacidade perceptiva e de síntese, são muito solicitados para realizarem