Engenharia mecanica
As incertezas do ambiente e os constantes movimentos do mercado dificultam a gestão estratégica fazendo com que elas adotem estruturas organizacionais abertas e orgânicas. Estruturas adhocráticas se encaixam bem como manifestações da teoria da contingência estrutural.
Resumo
A competitividade e complexidade do mundo dos negócios estão crescendo significadamente no cenário mundial, exigindo dos administradores uma atenção redobrada quanto à obtenção de informação no ambiente externo da empresa. Como por exemplo, podemos citar, as inovações tecnológicas, tendências de mercado, preferências e exigências do consumidor, entre outras.
Também o ambiente externo está tornando-se mais dinâmico, onde com a tecnologia tudo é realizado de forma rápida. As Decisões são tomadas instantaneamente ser utilizar muito tempo para serem analisadas.
Neste artigo foi efetuado estudos para identificar o melhor caminho a ser seguido, analisando a importância do método de obter a informação no processo decisório e com base na Teoria Contingencial, as formas e os meios que as organizações utilizam para obter informações do meio externo.
Para obter uma visão mais nítida da realidade, também foi efetuada uma pesquisa analisando as variáveis, tecnologia e ambiente, que são de extrema importância para sobrevivência da organização.
Palavras-Chaves: Tecnologia, Teoria Contingencial.
Introdução
A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Variáveis chaves como a análise de ambiente e tecnologia são de extrema importância para a sobrevivência de uma organização.
Com base dessa premissa estudou-se por meio da