Engenharia mecanica
Força magnética (carga eletrizada)
Campo magnético.
Ação de um campo sobre condutores
Eletro imã
Indução eletromagnetica
Lei de Lenz
Lei de Faraday
Motores e geradores de corrente continua.
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
MOGI DAS CRUZES
2012
Everaldo José de Almeida
RGM: 257782
Eletricidade e Eletromagnetismo
Trabalho parcial para obtenção de nota do Mestre Aníbal matéria de eletricidade e eletromagnetismo da turma de Engenharia Mecânica do 4º semestre da Universidade Braz Cubas
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
MOGI DAS CRUZES
2012
Força Magnetica (carga eletrizada)
Um campo magnético não atua sobre cargas elétricas em repouso, mas se pegarmos esta carga e lançarmos com uma velocidade v em direção a uma área onde há um campo magnético B pode aparecer uma força F atuando sobre esta carga, denominada força magnética. As características desta força magnética foram determinadas pelo físico Hendrick Antoon Lorentz (1853-1920).
A intensidade da força magnética pode ser obtida por:
F = q . B . v . sen(a)
Onde a é o ângulo entre os vetores v e B. No SI a unidade de intensidade do campo magnético é o tesla representado pelo símbolo T.
A força magnética que age sobre a carga móvel é sempre perpendicular ao plano formado pelos vetores v e B.
Observando a equação acima veremos que quando a=0 ou a=180º a força magnética será nula, portanto quando o lançamento for paralelo ao campo não teremos a força magnética atuando sobre esta carga, assim descrevendo um movimento retilíneo uniforme.
O sentido da força é dada pela regra da mão esquerda, como mostra a figura abaixo:
Corpo eletrizado
O processo de eletrização de um corpo é semelhante ao de um átomo. Se num corpo o número de prótons for igual ao número de elétrons, dizemos que ele está neutro. Quando um corpo apresenta uma falta ou um excesso de elétrons, ele adquire uma carga elétrica Q, que é sempre um número inteiro n de elétrons, de modo que:
Q = n. e