engenharia isostatica
O experimento dos jatos livres trata-se de um escoamento que passa de um orifício/bocal de um reservatório vertical para um meio externo, no caso, um reservatório horizontal. Assim, anotando-se dados como altura de carga de água, área do reservatório e bocais, alcance do jato, entre outros, pode-se analisar a vazão, velocidade, carga e muitos outros fatores. Esse escoamento ocorre por um orifício ou bocal, onde no experimento referido foram utilizados três tipos diferentes de 8, 12 e 16 milímetros, podendo assim observar as diferenças entre o coeficiente de vazão, coeficiente de descarga e o coeficiente de contração.
Esse experimento tem por objetivo testar a teoria dos jatos livres analisando e comparando os valores obtidos com aqueles previstos na teoria,em que devemos levar em consideração que na teoria a situação é ideal e o jato está em um ambiente real,prevendo assim uma diferença de resultados.
Este ensaio foi realizado no laboratório de hidráulica do UniCeub (910 Norte – Brasília/DF), às 11h30min do dia 05/09/2012, com o auxílio do professor Davi Tadeu Borges Marwell.
2REVISÃO TEÓRICA
2.1História, definições e conceitos
Define-se como escoamento o movimento de massas fluidas em relação a um dado referencial. No escoamento, ocorre transporte de massa, ao qual pode estar associado o transporte de quantidade de movimento e o da energia. A cinemática dos fluidos cuida do movimento analisando deslocamentos, velocidade e acelerações, as diferentes partículas do fluido geralmente têm diferentes velocidades e acelerações nos vários pontos do espaço.
O estudo de orifícios data desde o século XVI com os experimentos de Evangelista Torricelli a respeito da velocidade dos jatos de água formados quando eram feitos aberturas em reservatórios de água. A famosa lei de Torricelli é enunciada atualmente na forma ,onde V é a velocidade do jato, g é a aceleração da gravidade e h a altura de água no reservatório até o orifício.
Orifícios são aberturas