Engenharia genética pt vs ing
A engenharia genética desempenha um papel cada vez mais importante nos domínios da saúde, da agricultura e do setor agroalimentar. Pode dar-se como exemplo a produção de insulina.
A clonagem é um dos exemplos da engenharia genética ou manipulação genética. É a produção de indivíduos geneticamente iguais. Através do processo de clonagem podemos produzir várias cópias idênticas de um mesmo organismo. Eu não concordo com a clonagem reprodutiva, não vejo qual a necessidade de existir. Vejo apenas uma grande perda de tempo e recursos, visto que também apenas 2.5% dos embriões clonados, aproximadamente, sobrevivem após o nascimento. ( Cloning could go wrong and produce deformed offspring)No entanto, concordo com a clonagem terapêutica. Esta técnica tem como objetivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão de uma pessoa doente para transplante. Este tipo de clonagem, pode ser utilizado no intuito de restaurar a função de um orgão ou tecido, ou até substituir células perdidas por alguma doença. Teoricamente, é possível realizar, em Portugal, a clonagem dum embrião humano, com fins experimentais.
Outro dos exemplos são os organismos transgênicos. Estes organismos são geneticamente modificados para a produção de substâncias de interesse para o consumo humano. Eles recebem genes de outros organismos. Na agricultura esta técnica é muito empregada. Há plantas que receberam DNA de bactérias que conferem resistência à insetos e componentes de certos herbicidas.
Muitos ativistas são contra esta tecnologia e defendem que a produção tem diminuído desde que se começaram a produzir alimentos geneticamente modificados. Sou contra também. O uso de OGM na agricultura irá aumentar a produção