Engenharia genetica
Objetivos da Engenharia Genética
Determinar a seqüência de seus nucleotídeos, juntar nucleotídeos e produzir um gene, alterar a seqüência nucleotídica de um gene, produzindo um mutante, introduzir o DNA de um vírus em um gene.
Usos da engenharia genética
Identificar genes em animais e vegetais, desenvolvimento de doenças humanas em animais facilitando seu estudo, produção de proteínas por meio dos animais transgênicos, desenvolvimento de animais transgênicos para a doação de órgãos, desenvolvimento de vegetais mais resistentes a pragas e desenvolvimento de raças de animais de crescimento mais rápido e melhores para o consumo.
Enzimas de restrição
Reconhecem curtas seqüências de bases e cortam a dupla-hélice do DNA. As seqüência reconhecidas são os palíndromos, são seqüência de seis bases que têm a mesma leitura em direções opostas. A enzima de restrição corta o palíndromo e cria um novo. As enzimas de restrição são produzidas pelas bactérias e destroem um DNA estranho que entra na célula. Esse DNA novo que as enzimas criam podem se unir com quaisquer fragmentos.
DNA recombinante
O DNA-ligase junta os segmentos de DNAs diferentes cortados pelas enzimas de restrição.
Clonagem molecular
O objetivo é constituir um DNA recombinante que se replica dentro da célula bacteriana. A bactéria possui o plasmídeo, que replica o DNA bacteriano e passa para suas células filhas. A clonagem molecular constitui em cortar um plasmídeo com as enzimas de restrição e juntá-lo ao DNA de outro organismo. Esse novo DNA formado é de novo submetido às enzimas de restrição e forma-se um plasmídeo constituído por um DNA recombinante. Esse plasmídeo pode ser colocado na bactéria que ele se replica.
Livraria gênica
Através da clonagem gênica conseguimos o genoma de um organismo fragmentado e clonado em plasmídeos.
Engenharia bacteriana
Consiste em criar bactérias que possam produzir moléculas, hormônios ou proteínas que ajudem o ser