Engenharia eletrica
Tema em desenvolvimento: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff.
1º ETAPA: Circuitos Resistivos (Lei de Ohm) O circuito resistivo tem como principal referência à lei elaborada pelo físico Georg Simon Ohm, em que sua definição parte de que a resistência diretamente associada ao numero de colisões de elétrons com os átomos do condutor quanto submetido a uma corrente elétrica. Um componente físico na qual sua característica principal é de natureza resistiva, ou seja, limitar a corrente elétrica em um circuito, gerando assim uma queda na tensão. Os resistores têm como finalidade controlar o nível de tensão sobre os componentes de um circuito. Os resistores têm seus valores definidos em esquemas de cores onde são tabelados de acordo com o material usado na sua fabricação e o tipo de aplicação no qual o mesmo será utilizado, o mais conhecido e utilizado em experimentos em nossa instituição é o de carbono. Os resistores podem ser encontrados em configurações fixas, cujo seu valor resistivo não se altera e variável, cujo seu valor pode ser alterado através de movimento mecânico. A lei de Ohm é definida pelas seguintes formulas abaixo:
V=R.I
R=VI Onde R é a resistência, V tensão, I corrente. Se analisarmos a equação acima vemos que a tensão aplicada a um resistor é diretamente proporcional a corrente que flui pelo mesmo.
Os condutores conduzem corrente elétrica, os isolantes oferecem uma dificuldade alta ao fluxo de corrente elétrica, essa dificuldade a qual lhe damos o nome de resistência elétrica, cujo deu símbolo ou representação e dado pela letra maiúscula “R” e sua unidade ohm cujo o símbolo ou representação é dada pela letra do alfabeto grego Ômega. Não existe nenhum material na natureza cuja, sua resistência se equivale a zero absoluto, em tese acreditasse que alguns materiais quando submitos a uma temperatura jamais alcançada de -373ºC negativos alcancem o