ENGENHARIA ELETRICA E TELECOMUNICAÇÕES
Prof. Eng. Dieysson Maciel
ESTUDO DOS CIRCUITOS ELETRICOS
Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos,1 tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica.
Um circuito elétrico simples, alimentado por pilhas, baterias ou tomadas, sempre apresenta uma fonte de energia elétrica, um aparelho elétrico, fios ou placas de ligação e um interruptor para ligar e desligar o aparelho. Estando ligado, o circuito elétrico está fechado e uma corrente elétrica passa por ele. Esta corrente pode produzir vários efeitos: Luz, movimentos, aquecimentos, sons, e etc. Circuitos elétricos são conjuntos formados por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador.
Tensão Elétrica
Para que uma carga se movimente, isto é, para que haja condução de eletricidade, é necessário que ela esteja submetida a uma diferença de potencial (ddp).
A diferença de potencial elétrico entre dois pontos é denominada de
TENSÃO ELÉTRICA, simbolizada pelas letras V, U ou E. Sua unidade de medida é volt (V).
Tipos de Tensões:
Tensão Contínua DC: Não varia de valor e sentido com o tempo
Tensão Alternada AC: Varia de valor e sentido com o tempo.
Tensão Contínua:
Tensão Alternada:
CORRENTE ELÉTRICA
Determinados materiais, quando são submetidos a uma fonte de força eletromotriz, permitem uma movimentação sistemática de elétrons de um átomo a outro, e é este fenômeno que é denominado de corrente elétrica. Pode-se dizer, então que cargas elétricas em movimento ordenado formam a corrente elétrica, ou seja, corrente elétrica é o fluxo de elétrons em um meio condutor.
É definido por : i = ∆Q / ∆t [ Coulomb / segundo = ampère = A ]
RESISTÊNCIA ELÉTRICA
A resistência elétrica é a medida da oposição que os átomos de