Engenharia economica
CURSO DE ECONOMIA
MATEMÁTICA FINANCEIRA
MARCELO MILLIOLI
DAIANE ALANO BURATO
LAIS LUIZA DE MENECH
MARIANE ESTEVES ZEFERINO
ENGENHARIA ECONÔMICA
CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2011
ENGENHARIA ECONÔMICA Comparação de projetos de investimentos
O conceito de Análise de Investimentos pode ser considerado como um conjunto de técnicas que permitem a comparação entre os resultados de tomada de decisões referentes a alternativas diferentes de forma científica.
Nessas comparações, as diferenças que marcam as alternativas devem ser expressas tanto quanto possível em termos quantitativos. Para expressar em termos quantitativos as diferenças entre as alternativas em uma tomada de decisão usa-se basicamente da Matemática Financeira.
A Engenharia Econômica é, em boa parte, uma aplicação das técnicas de Matemática Financeira nos problemas de tomada de decisões. É um conjunto dos métodos utilizados nas análises de investimentos e das técnicas empregadas na escolha da melhor alternativa.
Exemplos típicos de problemas de Engenharia Econômica são:
1. Efetuar o transporte de materiais manualmente ou comprar uma correia transportadora. 2. Construir uma rede de abastecimento de água com tubos de menor ou maior diâmetro. 3. Comprar um veículo a prazo ou a vista
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ENGENHARIA ECONÔMICA 1 - Não existe decisão a ser tomada considerando-se alternativa única:
Isto significa que, para tomar qualquer decisão, devem ser analisadas todas as alternativas viáveis. As alternativas devem ser no mínimo duas, caso contrário, a decisão já estará tomada. Como exemplo podemos utilizar o caso de um produto e o seu posicionamento no ciclo de vida, se ele começar a apresentar sinais de declínio, como opções, poderemos encontrar pelo menos estas três :
a) Continuar com o produto atual no mercado, sem novas inversões de capital;
b) Remodelar o produto atual, mudando embalagem ou mesmo