engenharia do trabalho
O engenheiro de produção responsável pela segurança do trabalho tem a maior responsabilidade de todas, a integridade e bem estar dos trabalhadores, que são os responsáveis pela execução da produção.
Todos os funcionários de uma empresa estão expostos a acidentes, adoecer ou ate falecer durante o trabalho, muitas doenças podem aparecer imediato ou em longo prazo. A probabilidade de doenças ou acidentes pode aumentar se os colaboradores já chegarem ao trabalho fragilizado ou vulnerável ou em condições de trabalho inadequadas ou ruins.
Os engenheiros de produção na área de segurança do trabalho tem a função de assegurar que o trabalhador não corra o risco de acidentes em sua atividade profissional, sejam danos psicológicos ou danos físicos. Esse profissional administra e fiscaliza a segurança no meio industrial, organiza programa de prevenção de riscos, faz inspeções e emite laudos. os engenheiros devem estudar as circunstancias nas quais os trabalhadores se acidentam, adoecem ou morrem e rastrear, analisar para que possam ser neutralizados ou minimizados.
Na ocorrência de um acidente o trabalhador deve ser tratado e ter todo apoio da empresa ate que o mesmo possa voltar às atividades. Com isso o engenheiro tem que estar trabalhando sempre em conjunto com os médicos e demais profissionais da área de saúde do trabalho. E essencial o comprimento de leis e normas.
O engenheiro tem como meta o aperfeiçoamento incessante da organização, dos projetos de equipamentos, instrumentos e locais de trabalho visando sempre a integridade e respeito aos trabalhadores.
CONCEITOS BÁSICOS.
Segundo a legislação trabalhista brasileira (lei N 8.213), Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução,