Engenharia do Trabalho - Resumos
O exame da obra de Taylor é importante para entender o movimento de racionalização industrial das primeiras décadas do século XX. Administração Científica influenciou novas técnicas de organização em gestão do trabalho e da produção, baseadas nas suas ideologias. O taylorismo no Brasil dependia de duas tendências, uma homogeneizadora, que decorre da internacionalização das normas de produção e consumo, e a outra dada pela formação social brasileira, costumes, história e economia.
No seu estudo, Taylor analisou a Administração Tradicional, que funcionava com o sistema da “iniciativa / incentivo” Iniciativa no sentido de dar maior rendimento ao patrão, e incentivo que o patrão deveria oferecer, como por exemplo, uma promoção, altos salários e prêmios. Fundamento que fora criticado por ele, pois acreditava que o incentivo só poderia ter efeito quando se tivesse o controle do trabalho.
Taylor desenvolveu sua obra a partir de princípios, onde no primeiro deles, ele identificava como a raiz dos problemas o desconhecimento da administração empresarial de como realizar o trabalho, propondo a interferência e disciplina do conhecimento operário sob comando da gerência. Dessa maneira, a gerência passava a fixar um ritmo de trabalho. O segundo princípio esta ligado ao primeiro, tratava da seleção e treinamento do trabalhador, assim a gerencia estudava e dominava o trabalho que deveria ser realizado, contratando o trabalhador adequado mais facilmente, treinando-o conforme necessário.
No terceiro principio Taylor designava à gerência sua principal função: o planejamento e controle do trabalho, defendendo a existência de especialistas responsáveis por cada função produtiva. Surge com esse principio os departamentos de programação e controle da produção, de tempos e métodos, de controle da qualidade, arranjo industrial.
Em 1913 que Ford aplicou os princípios da linha de montagem, baseado na ideologia do não desperdício de tempo, esforço ou material. O