Engenharia de Tráfego para a segurança de pedestres
Trafficengineering for pedestriansafety
Resumo:Este artigo foi realizado a partir de um estudo bibliográfico deoutros três artigos. Reúne discussões de causas e soluções de acidentes de trânsito, como principal foco o atropelamento de crianças e adolescentes. Analisando dados estatísticos ea infraestrutura de tráfego, o estudo mostra o quanto é importante o bom planejamento de cidades e medidas socioeducativas para a redução dos atropelamentos.
Introdução
Desde a década de 80, quando os veículos automotores começaram a se popularizar, o trânsito se tornou mais conturbado e os acidentes mais comuns. O foco da engenharia de tráfego se voltou para vias automotoras, deixando de dar importância aos pedestres. A falta de planejamento nesse sentido trouxe insegurança para não motorizados. Segundo o OMS (Organização Mundial da Saúde), 1,2 milhões de mortes ocorreram por ano com mais de 50 milhões de feridos em acidentes de trânsito.
Algumas pesquisas sugerem ações para solucionar ou minimizar o número de atropelamentos, envolvendo principalmente crianças e adolescentes. Dentre as soluções apresentadas, algumas dependem do governo, enquanto outras partem da educação dos pais para os filhos.
Este artigo é uma pesquisa bibliográfica com objetivo de comparar outros três artigos.
Metodologia
Este artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica. A base de dados escolhida para a realização da busca por artigos científicos foi o Google Acadêmico. A escolha dessa base levou em consideração a sua disponibilidade para alunos da graduação da PUC Minas, além do fato de que possui um vasto compendium de artigos científicos de periódicos com textos completos em diversas áreas do conhecimento, inclusive em Engenharia Civil. Na busca efetuada, empregou-se como critério o uso das palavras chave “criança”, “trânsito” e “atropelamento”, foram analisados os resumos dos artigos