Engenharia de Transporte Ferroviario
ENGENHARIA DE TRANSPORTE
MOGI DAS CRUZES
2013
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
ENGENHARIA DE TRANSPORTE
Atividade exigida para obtenção parcial de nota da disciplina de Projeto Integrador, do Curso de Engenharia da Produção da Universidade Braz Cubas, sob a orientação da
MOGI DAS CRUZES
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
São Paulo é o estado mais rico do Brasil e enfrenta um grave problema nos transportes públicos, como por exemplo, o transporte ferroviário. A superlotação é um problema decorrente de vários fatores como o aumento gradativo da população, falta de investimentos para melhoria dos sistemas, linhas e trens muito antigos.
Todos estes fatores atingem diretamente todos os usuários, tanto economicamente quanto na sua qualidade de vida.
Podemos observar que atualmente estamos sofrendo sérios problemas de locomoção no estado de São Paulo. O ato de ir e vir que é um direito considerado básico e primordial para a consolidação da cidadania, da liberdade e porque não dizermos da construção da economia de um estado, está sendo afetado pela falta de qualidade. O transporte público é cada dia mais alvo de escândalos e descaso por parte dos governantes do estado de São Paulo.
A importância deste trabalho é entender porque apesar de ouvimos informações que nos mostram os avanços da tecnologia que podem beneficiar a população durante o uso do transporte público, como conforto, segurança a mais rapidez durante o percurso. Há questões que impedem que todo esse avanço seja disponibilizado para a população em geral.
Apontar os principais problemas que ocorrem durante o funcionamento do transporte público no estado de São Paulo e quais os motivos que levam a um grande número de reclamações por parte da população paulista em relação a este serviço público. Para compormos este trabalho buscaremos informações através de revistas, sites especializados,