Engenharia de software
FACULDADE DE ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
gUSTAVO hENRIQUE dA CHARI
Luiz Fernando Scherer
ENGENHARIA DE SOFTARETítulo do Trabalho
Primavera do Leste
2014/1
UNIC PRIMAVERA DO LESTE
Gustavo Henrique Da Chari
Luiz Fernando Scherer
Engenharia Software
Projeto Final de semestre apresentado para avaliação do Curso de analise e desenvolvimento de sistemas Unic Primavera do leste
Orientadores (as): Prof. José Franscico Nakano
Primavera Do Leste
2014
"Não se preocupe se não funcionar direito. Se tudo funcionasse, você estaria desempregado." - Lei de Mosher da Engenharia de Software.
Introdução
A manutenção software está cercada de dificuldades, sendo que as soluções não acompanham essa evolução. O código fonte e documentação mal elaborada, além da falta de compreensão do sistema são problemas constantes. A partir do momento em que um sistema começa a ser utilizado, ele entra em um estado contínuo de mudança. Mesmo que tenha sido construído aplicando as melhores técnicas de projeto e codificação existentes, os sistemas vão se tornando obsoletos em vista das novas tecnologias que são disponibilizadas.
ESTIMANDO CUSTOS EM PROJETOS
Há 3 principais processos de Gerenciamento de Custos no Gerenciamento de Projetos:
Estimativa de Custos
Determinar o Orçamento
Controle de Custos
O PMBoK defende que a primeira estimativa de custos de um projeto deve ser feita no processo de Planejamento, depois de confeccionadas WBS/EAP e declaração de escopo.
Incluir ou não a estimativa de custo antes do Planejamento, é uma escolha do Gerente do Projeto. Há vantagens e desvantagens na escolha por esta antecipação. Porém, estimar um custo antes do Planejamento possui um risco bem maior de não ser realista, resultando em uma desvantagem. Caso seja optado por incluir a estimativa na Iniciação, que esta seja