engenharia de software
É necessário utilizar conhecimento sobre computadores e computação para resolver problemas, com desenvolvimento e manutenção de software, com aplicações de tecnologias e práticas de gerência, visando qualidade, organização e produtividade.
Geralmente os problemas que dão estão relacionados a computador ou a um sistema computacional que já exista, mas algumas vezes esses problemas que são apresentados não tem relação com computadores. Por esse motivo devemos sempre entender a natureza do problema, devendo ser cauteloso para não impor máquinas e técnicas computacionais que aparecer. É necessário utilizar tecnologias como ferramentas para solução de problemas.
Pfleeger, Shari Lawrence 2002
MODELOS DE SOFTWARE
Modelo de processo de desenvolvimento de software, ou também conhecido como modelo de processo, é uma forma de representação de objetos e atividades envolvidas no processo de software. Também, oferece uma forma mais abrangente e fácil de representar o gerenciamento de processo de software e consequentemente o progresso do projeto. Temos alguns exemplos de modelos de processo de software:
MODELOS CICLO DE VIDA
O modelo de ciclo de vida descreve as etapas do processo de desenvolvimento de sistemas e as atividades a serem realizadas em cada etapa. A definição dessas etapas e atividades possibilita marcar pontos de controle para avaliação da qualidade e gerência do projeto. Com o estudo do processo de desenvolvimento, surgiram várias propostas de ciclo de vida que incluem desde o modelo simples artesanal de codificar e consertar, até o modelo espiral.
O desenvolvimento de software era feito em pequena escala com equipes pequenas ou, até mesmo, apenas com esforço individual. O escopo de desenvolvimento de software ficou caracterizado por codificar e consertar, também chamado de desenvolvimento artesanal ou ad-hoc, que consiste em se partir diretamente para a codificação, seguida de correção.
Com o aumento do tamanho