Engenharia de software
Engenharia de software é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, com aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade.
Atualmente, essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos e a questão da Qualidade de Software.
Os fundamentos científicos para a engenharia de software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantindo suas qualidades. Além disso, a engenharia de software deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento de um sistema de informação Sistema computacional, pois ambos se confundem.
Não deve ser confundida com engenharia de computação, engenharia informática ou ciência da computação.
O desenvolvimento de software tem crescido nos últimos anos devido a sua grande importância na sociedade contemporânea. O uso cada vez maior de computadores pessoais e nas diversas áreas do conhecimento humano tem gerado uma crescente demanda por soluções que automatizem os diversos processos. Iniciantes da área de desenvolvimento de software têm o costume de confundir desenvolvimento com programação, pois estes estão em fase de desenvolver suas habilidades no raciocínio lógico na resolução de pequenos problemas. Mas quando se deparam com problemas mais complexo requerem maior conhecimento e habilidades já que o uso de uma abordagem individual, centrada na programação não é mais indicada. Segundo Falbo (2005), com o intuito de melhorar a qualidade dos softwares em geral e aumentar a produtividade no desenvolvimento de tais produtos, surgiu a engenharia de software. É responsável pelo estabelecimento de técnicas e práticas para o desenvolvimento de software cobrindo uma ampla área