Engenharia de Software
Principais Pontos Abordados na Publicação
>
Poucas empresas realizaram melhorias significativas em qualidade de software desde 1979. Essas empresas, que se preocupam em medir qualidade, o fazem porque entendem qualidade de forma a possibilitar medição e previsão no processo de software.
Tais empresas fazem uso de um conjunto completo de atividades de remoção de defeitos... São usados também métodos de prevenção de defeitos, tais como “joint application design – JAD” e “team software process – TSP” (método de desenvolvimento que foca na qualidade), uma vez que é percebida a importância da qualidade para o sucesso da engenharia de software.
Historicamente, os grandes projetos de software gastam mais tempo e esforço em encontrar e acertar bugs que em qualquer outra atividade.
Entre 30 e 50 por cento do custo total do software (TCO – total cost of ownership) está na remoção de defeitos.
Os altos níveis de defeitos, que desaceleram as atividades de teste, são uma das principais razões para os projetos de software atrasarem e excederem o orçamento.
Remoção de defeitos ocorrem nas formas privadas e públicas
As formas privadas de remoção de defeitos incluem desk checking, análise estática e teste de unidade. Elas se concentram em defeitos de código.
As formas públicas de remoção de defeitos incluem inspeções formais, análise estática (se executado por alguém que não seja o engenheiro de software que escreveu o código) e muitos tipos de testes realizados por especialistas de teste, ao invés dos desenvolvedores.
O planejamento e a seleção cuidadosos de uma combinação eficaz de atividades de prevenção e de remoção de defeitos pode reduzir cronogramas de desenvolvimento de software,