engenharia de software
MODELOS AGEIS FEITOS SÃO:
RAD, XP, DSDM, SCRUM E CASCATA
MODELOS EVOLUCIONARIOS FEITOS SÃO:
Espiral , Propotipação E Incremental
MODELOS DE PROCESSOS DE SOFTWARE
MODELOS ÁGEIS
Os métodos de desenvolvimento ditos “ ágeis” (em inglês Agile Modeling, ou AG) visam reduzir o ciclo de vida do software (e por conseguinte acelerar o seu desenvolvimento) desenvolvendo uma versão mínima, seguidamente integrando as funcionalidades por um processo iterativo baseado na escuta do cliente e testes ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento.
A origem dos métodos ágeis está ligada à instabilidade do ambiente tecnológico e o fato de o cliente estar freqüentemente incapacitado de definir as suas necessidades de maneira exaustiva no início do projeto. O termo “ágil” faz assim referência à capacidade de adaptação às mudanças de contexto e as modificações de especificações que intervêm durante o processo de desenvolvimento. Em 2001,17 pessoas estabeleceram assim ágil cuja tradução é a seguinte :
Indivíduos e interações, mais do que processos e instrumentos.
Desenvolvimento de software em vez de documentação exaustiva.
Colaboração com o cliente em vez de negociação contratual.
Abertura à mudança em vez de seguir um plano rígido.
Graças aos métodos ágeis, o cliente é inteiramente o piloto do seu projeto e obtém muito rapidamente uma primeira produção do seu software. Assim, é possível associar os utilizadores ao início do projeto.
RAD
Rapid Aplication Development (RAD) é um modelo de processo de software incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento curto. O Modelo RAD é uma adaptação, de alta velocidade, do modelo em cascata, no qual a agilidade é conseguida com o uso de uma abordagem de construção baseada em componentes. Porém o processo RAD necessita que os requisitos sejam bem compreendidos e o objetivo do projeto seja restrito, para garantir o sucesso do projeto. As etapas do Modelo RAD apresentam as seguintes definições: